Logo

Brinquedos de Folha Portugueses

Publicado em 16 de Ago, 2012


A indústria do brinquedo português remonta aos finais do Século XIX, sendo José Agostinho Carneiro o primeiro fabricante conhecido, com instalações na Maia. Aliás, os maiores construtores de brinquedos de folha e de madeira eram todos da zona do Grande Porto: Maia, Valongo, Ermesinde.

Os brinquedos de folha tiveram a sua prosperidade até aos anos 50. Com o surgimento do plástico esta indústria viu os seus dias contados, ou reconverteu-se, como foi o caso de José Augusto Júnior (JAJ), de Ermesinde, que criou a fábrica Jato em 1955 e passou a produzir brinquedos em plástico.

A colecção de brinquedos de folha litografados e pintados que apresentamos inclui brinquedos de Coelho de SousaArmindo Moureira Lopes e José Augusto Junior. E ainda alguns brinquedos importados.

Cronologia

  • 1920 COELHO DE SOUSA (C.S.) é essencialmente comerciante. Desenha e manda fazer baldes litografados. Troleys, carruagens da CP e peças do reportório feminino.
  • 1928 JOSÉ AUGUSTO JÚNIOR (J.A.J) inicia o fabrico de brinquedos de folha e de madeira em Alfena - Ermesinde. Criou guizos, cornetas e apitos. Foi o primeiro construtor de brinquedos de corda.
  • Anos 30 MANUEL MOREIRA DA SILVA (M.M.S), o NICRÓ, de Ermesinde, foi o primeiro massificador do brinquedo de folha com corda de aço.
  • 1940 ARMINDO MOREIRA LOPES (A.M.L) inicia em Valongo o fabrico de brinquedos em folha, encerrando as instalações em 1975. Criou a maior variedade e quantidade de brinquedos.
  • 1944 Aparecem as primeiras  fábricas de brinquedos de plástico.
  • 1955 JOSÉ AUGUSTO JÚNIOR (J.A.J) arranja novas instalações em Ermesinde iniciando a fabricação de brinquedos de folha e plástico, com a marca JATO.